fbpx
Brasil
contato@comitepelacidadania.org

A Pirâmide de Maslow e as necessidades humanas

A Pirâmide de Maslow e as necessidades humanas


Em primeiro lugar, você já escutou falar sobre a Pirâmide de Maslow?

A Pirâmide de Maslow, também conhecida como a Teoria das Necessidades Humanas ou, ainda, como a Hierarquia das Necessidades de Maslow, é umas das teorias de motivação mais famosas do mundo.

Ela foi desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow, na década de 1950. Maslow, preocupado em aprender sobre o que faz as pessoas felizes e o que elas fazem para atingir esse objetivo, iniciou um estudo dentro da psicologia humanista sobre as diferentes necessidades que nós, seres humanos, possuímos.

Segundo Maslow, nosso objetivo de vida é adquirir a plena auto realização e agimos o tempo todo em prol dessa conquista. Esse desejo inato em nos sentir realizados é o que nos gera a motivação para agir. Porém, antes desse nível de satisfação ser atingido é preciso atender necessidades básicas do ser humano, como alimentação e sono.

Esse estudo é utilizado com frequência em diversos campos, como a psicologia, a administração e o marketing, porém o seu entendimento é fundamental para todos as pessoas entenderem as suas necessidades, o funcionamento hierárquico dessas necessidades e, assim, alcançar a satisfação pessoal.

Maslow dividiu as Necessidades Humanas em cinco níveis de categorias, organizando-as conforme as suas prioridades, sendo que na base da pirâmide estão as necessidades mais urgentes. As categorias são, respectivamente: fisiologia, segurança, social, estima e realização pessoal.

Para Maslow, sentimos o desejo de satisfazer a necessidade de um próximo estágio após satisfazermos a necessidade do nível anterior, portanto, os desejos da pirâmide são realizados de forma gradual.

No estudo também foi identificado que as quatro primeiras necessidades (as fisiológicas, de segurança, sociais e estima) surgem de uma ausência, por exemplo, a fome vem em consequência da falta de alimento. Enquanto o quinto nível (auto realização – pessoal e profissional), não está relacionado a uma existência, mas ao desejo de crescer como ser humano.

Mesmo a Pirâmide sendo apresentada em uma hierarquia rígida, Maslow observou algumas exceções, onde a ordem das prioridades das necessidades mudou de uma pessoa para outra.

Por exemplo, para alguns indivíduos a necessidade de estima é mais importante do que a necessidade de amor.

Confira a seguir o desenho da Pirâmide de Maslow

Vamos falar sobre cada nível da Pirâmide?

Nos dois primeiros níveis estão as necessidades básicas, também chamadas de necessidades primárias.

1. NECESSIDADES FISIOLÓGICAS

São aquelas que precisam ser supridas para manter o corpo saudável e garantir a sobrevivência humana. Alguns exemplos são:

  • a necessidade de saciar a fome e saciar a sede;
  • de manter os processos de homeostase (temperatura corporal, funcionamento hormonal, etc);
  • de ter qualidade na respiração, no sono e na digestão;
  • de ter disponibilidade de abrigo;
  • e ainda a reprodução sexual (já que é fundamental para a propagação da espécie).

2. NECESSIDADES DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO

Segundo Maslow, o ser humano precisa do controle e da ordem para sobreviver, por isso essas necessidades são vistas como itens tão fundamentais para a sobrevivência. Está relacionado a ela o fato de existirem leis e limites, que permitem a ordem na sociedade.

Essas necessidades também geram segurança para enfrentar os desafios da vida, sem essa necessidade suprida é muito difícil subir na Pirâmide. Confira alguns exemplos:

  • a segurança do corpo contra riscos físicos, por exemplo, contra a violência e acidentes;
  • a estabilidade profissional, que gera segurança financeira;
  • as necessidades que geram segurança nas questões relacionadas à saúde, por exemplo, planos de saúde e hábitos saudáveis;
  • questões relacionadas a segurança da família, por exemplo, seguro de vida;
  • e que tratam da segurança da propriedade, por exemplo, casa própria, seguros de bens e segurança pública.

Já no terceiro e quarto nível encontram-se as necessidades psicológicas, que também são definidas como necessidades secundárias. São elas:

3. NECESSIDADE SOCIAL

São aquelas que estão relacionadas com o relacionamento entre pessoas, com o sentimento de amor e aceitação.

Essas necessidades de relacionamentos emocionais impulsionam o comportamento humano. Como seres sociais, buscamos a todo momento o afeto e o reconhecimento do outro, e a carência dessas necessidades causam tristeza e despertencimento.

Uma excelente forma de suprir essa necessidade é sentir que a sua presença no mundo gera valor para a vida de outras pessoas. Isso pode ser sentido no ambiente familiar, profissional, com amigos e através da execução de ações sociais, ajudando comunidades carentes através da realização de projetos sociais ou contribuindo, através de doação, para que essas ações sociais sejam realizadas.

Os estudos de Maslow afirmam que o ser humano busca superar sentimentos de solidão através da participação de atividades em grupo.

Alguns exemplos de necessidades sociais são:

  • as boas relações de amizades, carinho e reciprocidade;
  • o bom convívio familiar;
  • o relacionamento amoroso respeitoso;
  • as ações em grupos comunitários, ajuda às pessoas carentes e/ou projetos sociais.
  • a participação (pertencimento) em organizações religiosas, escola e trabalho.

4. NECESSIDADE DE ESTIMA

O quarto nível é a necessidade do ser humano em se sentir respeitado e apreciado. Após os três primeiros níveis estarem supridos, as necessidades de estima desempenham um papel dominante nas ações do ser humano, já que o autorreconhecimento e o reconhecimento social são fatores estimulantes para executar uma ação.

Toda pessoa age com a expectativa de ter seu esforço reconhecido e quanto maior o retorno desse reconhecimento, mais confiante e motivada ela ficará para fazer mais ações.

Alguns exemplos que compõem a necessidade de estima são:

  • reconhecimento;
  • independência;
  • autoestima;
  • autoconfiança;
  • conquistas e realizações;
  • respeito dos outros e respeito aos outros.

Por fim, no último nível da Pirâmide, estão as necessidades de realização pessoal:

5. NECESSIDADES DE AUTORREALIZAÇÃO

Essas são as necessidades mais complexas do ser humano e são fundamentais para cada um alcançar a sua verdadeira realização pessoal e profissional, agindo conforme o seu propósito. Segundo Maslow, “o que um homem pode ser, ele deve ser” e é exatamente dessa questão que tratam as necessidades do nível 5 da Pirâmide.

Veja alguns exemplos que compõem as necessidades de autorrealização:

  • agir conforme seus valores morais;
  • ser livre, autossuficiente e independente;
  • ter uma rotina que permite o desenvolvimento dos potenciais e da criatividade;
  • possuir o controle de suas emoções e ações (equilíbrio emocional);
  • ter capacidade de agir de maneira autêntica e espontânea;
  • conhecer profundamente seus objetivos pessoais, virtudes e defeitos (autoconhecimento);
  • e, por fim, o conhecimento nas áreas de interesse, pessoais ou profissionais.

Agora que você já sabe o que é a Teoria das Necessidades Humanas deve ter percebido o quanto faz sentido as suas ações – e frustrações – em busca de suprir as suas necessidades, não é mesmo?
Ao reconhecer o tipo de necessidade é mais fácil encontrar soluções para supri-las.
Por exemplo, para acabar com um sentimento de despertencimento ou solidão, aproxime-se dos amigos, ligue para um familiar ou pratique uma ação social. O número de pessoas carentes que precisam de você é altíssimo e mesmo quem tem pouco tempo (ou recurso financeiro) disponível pode contribuir. Existem diversas possibilidades de fazer o bem ao próximo (clique para conhecer algumas).

E para finalizar, quer saber um pouquinho sobre quem foi Abraham Harold Maslow?

Maslow foi um importante psicólogo e pesquisador norte-americano. Iniciou os seus estudos de graduação na área jurídica, porém, mesmo tendo formado em direito o seu foco foi a psicologia humanista.

Área da psicologia que tem como características principais a avaliação de cada pessoa como ser único, detentor de uma força de autorrealização, que o conduz ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. Na psicologia humanista o estudo inicia no indivíduo e depois vai para o todo.

Maslow nasceu em 1908 e faleceu em 1970 devido um ataque cardíaco. Conforme relatos, ele teve uma infância muito infeliz e utilizava a biblioteca como refúgio, talvez daí tenha despertado sua paixão pelos livros e pela pesquisa.

A principal contribuição de Maslow foi a “A Theory of Human Motivation” (Teoria da Motivação Humana), publicada em 1954. A obra foi construída a partir da observação dos macacos, que, segundo o autor, fazem escolhas comportamentais com base em suas necessidades pessoais, por exemplo, eles se tornavam mais agressivos quando não tinham comida. Por fim, concluiu que os humanos satisfazem suas necessidades em diferentes níveis, começando pelas mais básicas, como se alimentar e dormir, até as mais complexas.

Além da pirâmide das necessidades, Maslow trabalhou também com pesquisas voltadas à dinâmicas e interações entre grupos, além de técnicas de resolução de conflitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *