fbpx
Brasil
contato@comitepelacidadania.org

Como fazer a diferença no mundo?

Como fazer a diferença no mundo?


Uma pergunta tão simples que em algum momento da vida você com certeza já se perguntou.

Uma pergunta com uma infinidade de respostas, adaptadas para todos os gostos e tipos. Com soluções para todos aqueles que querem estar mais próximos da ação e para todos aqueles que querem estar envolvidos de forma mais distantes.

Dentre as respostas, ações como doações de roupas, agasalhos, cestas básicas e produtos de higiene são destaque, tendo diversas campanhas ao longo do ano.

Entretanto, a doação do tempo, através do voluntariado e de dinheiro, através da destinação do imposto de renda, vem crescendo com a conscientização da população. O trabalho voluntário consiste em um conjunto de ações não remuneradas motivadas por interesse próprio que são voltadas para o bem social e comunitário.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2018, 7,2 milhões de brasileiros fizeram trabalho voluntário. Essas ações voluntárias muitas vezes são feitas através de instituições religiosas, escolas ou hospitais. Entretanto, o voluntariado independente tem crescido entre os brasileiros.

Ainda de acordo com o IBGE, 9,8% do total de voluntários do Brasil realizaram suas atividades de forma independente, número que já apresenta crescimento em comparação aos anos de 2016 e 2017.

Em tempos de pandemia, o voluntariado continua como uma onda de esperança para aqueles que são ajudados. Realizar as atividades de forma virtual, ligando ou pela internet, é uma estratégia para continuar com o trabalho e seguir dando apoio às instituições e projetos.

Outra grande forma de ajudar é através da destinação do imposto de renda. A possibilidade de destinação está em vigor desde 1990 através da lei federal 8.069, permitindo que pessoas físicas destinem seu imposto de renda para instituição de apoio social.

As destinações chegam a 6% do imposto devido ou da restituição, sendo 3% permitidos para cada categoria. O valor da destinação chega a locais como o fundo do idosos ou o fundo de apoio à criança e ao adolescente.

Entretanto, de acordo com o Ministério Público do estado do Paraná, o valor das destinações em 2019 chegou apenas a 5% do potencial no estado. Dado que confirma como a destinação do imposto de renda é uma possibilidade com grande potencial, mas ainda é uma oportunidade muito pouco visada pelos brasileiros.

As formas de ajudar e fazer a diferença no mundo são diversas e aqueles que precisam da sua ajuda podem estar mais próximas do que você imagina. Ações como o voluntariado e a destinação do imposto de renda são exemplos de como estender a mão ao outro é algo fundamental para o bom desenvolvimento da nossa sociedade.

Estas ações devem ser encorajadas e amplamente divulgadas, já que quando investimos na sociedade ao nosso redor o retorno é sobre todos nós.

Portanto, na próxima vez que se perguntar como pode fazer a diferença no mundo, lembre-se do voluntariado e da destinação do imposto de renda e que não existem ações pequenas ou grandes demais. Acima de tudo, lembre-se que o ato da solidariedade é a ponte que conecta todos nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *